Cinema | Laberinto del Fauno


Depois de tanta promoção ao novo filme de Guillermo del Toro - Crimson Peak - tive que explorar o imaginário do realizador e começar por aquele que dizem ser uma das suas maiores obras: "Laberinto del Fauno".

É realmente extraordinário. Já há bons anos que ouvia falar deste filme, mas nunca tinha chegado a vê-lo. Pelo facto de ser em espanhol ou por não ser muito ligada a filmes de fantasia obscura, ou por ambos os motivos e alguns mais que não sei enumerar. Bem, por algum motivo ainda não o tinha visto. E que falha!

Sendo bastante descarado na fantasia, é um filme que vai muito além disso. Todo o surrealismo vem como um pequeno detalhe em tudo o que a trama representa. Temos por um lado a história da guerra civil espanhola e por outro a estória de uma miúda e do seu mundo imaginário, ou não. Se podemos ter "a certeza" do que acontece no contexto da guerra, quanto ao final da outra parte, essa já não tenho por tão certa.

Não vou contar o filme, nem vou deixar muito mais explicações além desta. Espero apenas que não guardem reservas quanto ao cinema "em língua não inglesa" que tanto valor tem mostrado nos últimos anos. Este é apenas uma prova entre as muitas que existem por aí. Observem o detalhe, e vejam tudo o que está para lá da ilustração, inclusive, a banda sonora.

Para os mais sensíveis relembro apenas que é um filme de Guillermo del Toro. If you know what I mean (tive que virar a cara para o lado uma ou duas vezes).


Sem comentários :

Enviar um comentário

Instagram