A inacabável procura pela casa perfeita

Não fui eu que decorei a casa e nada tive a ver com o processo - já vinha tudo pronto a habitar -, só mesmo o quarto é que ficou por minha conta. Mas mesmo assim, tinha "a minha cara". Senti isso no momento em que aqui entrei, e tive um pequeno feeling que esta seria, muito provavelmente, a casa eleita.

O processo de escolher casa/quarto novo pode ser muito demorado e é sem dúvida muito desgastante. Há uma série de variáveis a pensar: localização, acessos, transportes públicos, serviços, condições da casa, preço, etc. E este não foi muito diferente: realmente penei com o stress de precisar de mudar de casa em pouco tempo, mas tive alguma sorte porque o processo não durou mais do que duas semanas.

Quando já tudo parecia visto e nada interessava, este achado resultou de uma procura rápida na internet depois de um jantar entre amigos - onde já havia mais álcool no sangue do que dentro da garrafa em cima da mesa. E assim é sempre: quando damos espaço para "não panicar", as coisas acontecem naturalmente.

Para quem está a passar pelo mesmo, posso deixar algumas dicas:

Onde procurar? De todas as vezes que tenho procurado, o OLX tem sido o sítio onde encontro as melhores ofertas. Em todo o caso, há sempre o BQuarto, o Idealista, o Imovirtual e o Uniplaces (entre outros). Também há sempre um amigo ou outro que pode conhecer alguma coisa e perguntar às pessoas conhecidas nunca é uma má ideia.

Quando procurar? A melhor altura é sem dúvida a época das férias de verão nas faculdades. Grande parte dos estudantes deixam as suas casas/quartos no mês de Julho e depois voltam em Setembro, pelo que o período entre esta saída e chegada à cidade é a melhor altura para procurar.

O que procurar? Não aconselho perderem-se em todos os resultados. Decidam essencialmente qual o budget disponível e a zona em que querem procurar casa, depois vejam apenas as ofertas mais recentes, porque o mais provável é os resultados mais antigos já não estarem disponíveis.

Quanto é justo dar? Para quem já não é novo nestas procuras é possível que note uma subida drástica dos preços de aluguer desde há uns 5 anos atrás. Quando vim para a faculdade, um quarto com tudo incluído a 300€ era um quarto espectacular, e muito provavelmente, por esse valor, já se alugava um bom T0 numa boa localização. Hoje isso é de esquecer. Os preços subiram, poucas são as opções com "despesas incluídas" e a oferta piorou no que respeita à qualidade dos imóveis. Por isso, como o mercado é soberano, tudo depende de quanto podem dar e do que procuram - um bom quarto, numa boa casa com boa localização, está a rondar os 270€, sem despesas.

Outra dica: Não é necessário beberem uma garrafa inteira de vinho tinto para terem sucesso nas pesquisas.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Instagram