O amigo mais importante numa relação de amizade

Fonte: Pinterest

Nos dias que correm, apesar de existirem amizades ditas "normais", as não tão normais continuam a fazer-me alguma espécie de "confusão". Parece que, entre dois amigos, há um amigo mais importante que o outro.

Comecemos por algo banal: Não percebo as pessoas que criticam a ausência dos seus amigos quando estes arranjam namorado(a) novo(a).
É verdade que eles perdem disponibilidade, que não nos vão telefonar a nós quando "a casa está a arder", mas os verdadeiros amigos não se afastam por haver um "plus one". O que tenho visto por aí é que o amigo "negligenciado" (solteiro ou não) não tem a capacidade de compreender as prioridades dos outros, não se consegue colocar na posição do amigo recém-apaixonado. Poderia dizer que seria talvez por nunca ter passado pelo mesmo, mas essa hipótese nem sempre se considera, pois há críticos que até já passaram pelo mesmo e fizeram igual (o que é normalíssimo), ou que chegaram mesmo a desaparecer para o resto do mundo. 
Isto acontece nestas situações - de o amigo(a) arranjar namorado(a) - mas não é situação exclusiva. Anda tudo demasiado egocêntrico. Nada se diz sem intenção de tirar a maior vantagem para a "equipa da casa". Que (supostos) amigos são estes que se põem sempre antes de qualquer escolha dos seus próprios amigos? Nós não somos donos de ninguém e ninguém tem que viver para nós e para o nosso prazer e conveniência. Da mesma forma que não podemos condicionar a nossa própria vida porque y ou z vai ficar triste, desamparado ou zangado quando nem é parte passiva no assunto em mãos. Quem nunca passou pela cena de contar algo que conquistou, cheio de entusiasmo, e recebe de resposta algo que no fundo se cinge a: "e onde é que eu fico no meio disso tudo?". Não percebo. 
Quero acreditar que não sou a única pessoa no mundo que pensa assim e que há por aí muitos e bons amigos que saltam de alegria com a felicidade dos seus, que apoiam incondicionalmente, que colocam nos seus conselhos para o outro todos os seus próprios interesses para trás.
Eu quero ver todos os meus amigos felizes e realizados. Quero que conquistem o mundo. E mesmo que o meu melhor conselho os possa levar a partirem para o lugar mais longínquo do globo quando eu mais preciso dessa proximidade, eu vou da-lo. Porque antes de abrir a boca para tecer qualquer comentário só vou ter uma coisa em mente: o que é que eu acho que o vai fazer feliz. É exactamente isso que eu procuro e espero que os meus amigos façam por mim. 
A felicidade dos meus é-me importante o bastante para fazer também de mim uma pessoa mais feliz. Ser amigo é isto. 

Feliz dia da amizade.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Instagram