Cenjor - Workshop de Rádio


Recentemente tive uma fantástica e rara oportunidade oferecida pela minha faculdade (o que torna a oportunidade ainda mais rara). Estive a fazer um workshop de rádio no Cenjor.

Para quem não sabe o que é o Cenjor, passo a explicar: o Cenjor é o Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas, uma organização muito respeitada e com muita credibilidade dentro da área.

Bem, é certo que eu tenho mais do que sabido que não quero ser jornalista, mas este tipo de coisas são sempre uma mais-valia. Nunca se saberá quando precisarei de fazer umas edições de som (que entretanto já precisei), ou até mesmo fazer rádio antes de ir parar ao mundo da comunicação empresarial. Além do mais, aprendi coisas que nunca me seriam ensinadas no ensino superior. A prática não é o forte da Academia, como se sabe.

Durante 5 dias, tive menos de 6 horas de sono por noite, dias e cansaço que pareciam nunca mais acabar, mas ao mesmo tempo, também a vontade de fazer mais. Quando temos bons formadores, pessoas que nos incentivam a melhorar a cada dia, que  nos ensinam a prática e, acima de tudo, a essência de uma profissão, tudo se torna diferente. Eu, convicta da minha não-vocação para o jornalismo, fiquei com o bichinho da rádio. Tenho a agradecer ao Herlander Rui (TSF) e, em especial, ao Valdemar Duarte por isso.

Foi também graças ao Valdemar, este excepcional professor, que fui pela primeira vez em mais de 10 anos a um estádio de futebol. Não foi ao do meu clube (se é que tenho realmente um), mas foi à área de imprensa do estádio José de Alvalade. Tive o primeiro contacto com o ambiente, com os procedimentos, com o espírito, o entusiasmo, todos os recursos, desde a cobertura televisiva à imprensa e rádio, e o privilégio de entrar numa sala de imprensa e sentir na pele o que é ser jornalista. Claro que foi mais uma amostra do que uma realidade completa, mas fica um grande ganho de uma oportunidade única.

Com uma dicas de como escrever, falar e editar para rádio, o Cenjor há-de ver mais de mim em próximos workshops.

  

 
 

The A Team

2 comentários :

  1. Obrigado nina. Fico orgulhoso!

    ResponderEliminar
  2. Tem todas as razões para ficar! Todos nós adorámos a experiência e apreciámos muito o esforço acrescido e a oportunidade única que nos deu! O "obrigado" só tem que vir de nós ^^.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Instagram